Avante! Camaradas
Se na semana que passou o que me levou a escrever o primeiríssimo artigo deste blog foi o 1º de Maio e a CGTP, hoje o que me leva a escrever é mais precisamente a festa do Avante!, conhecida por todos nós como o grande festival político organizado pelo comité Central do Partido Comunista Português, de forma a promover, antes de qualquer coisa, o Comunismo. Se, porventura julgaram que eu tinha passado para o lado vermelho da força, aquando da leitura do título artigo, então desenganem-se estimados leitores, pois não cometi tal traição aos meus ideais.
12.05.2020
Não quero parecer insistente, obcecado ou até perseguidor do PCP, mas quando se tratam de assuntos tão gravosos e desrespeitosos como este, há que se falar deles. Contudo, temos de ir à substância deste problema antes sequer de falar no que, superficialmente, parece ser o real problema.
![]() |
Jerónimo de Sousa na Festa do Avante! |
No passado dia 30 do mês de Abril foi comunicado pelo governo o plano de reabertura da economia, com 3 fases, correspondendo estas mais precisamente aos dias 4 e 18 de maio e 1 de Junho, sendo que essencialmente, começar-se-á pelos comércios de rua e terminar-se-à nas grandes superfícies como os shoppings, mas alguns desses negócios e eventos ficaram sem data para reabrir, como ginásios, bares, missas e - agora a parte que realmente interessa - os festivais.
Como sabemos, todos os festivais de música que iriam ocorrer durante o Verão foram cancelados de forma a não se correr o risco de se transmitir o vírus COVID-19 e não aumentar drástica e acentuadamente os casos de COVID em Portugal. Afinal de contas esta luta - assuma-se, a luta contra o vírus - é de todos e é do conhecimento geral que ninguém se pode dar ao risco de ser contaminado e contaminar centenas de pessoas, criando assim uma segunda vaga da praga. Quanto mais rápido se controlar, melhor e para que tal aconteça, todos nós temos de colaborar, mas, à semelhança da semana passada, o governo decidiu abrir excepções para o seu tão estimado amigo PCP. No 1º de Maio foi a grande manifestação da Intersindical CGTP apoiada pela PCP, com permissão do governo como viemos a descobrir depois, e desta vez, a Festa do Avante!
Só neste ponto temos um grave problema, sendo ele nomeadamente, o favorecimento de um festival organizado por um Partido em detrimento de todos os outros festivais, “ ironicamente” o partido favorecido é um partido amigo do Executivo Socialista. Atenção, não estou a querer insinuar que se o governo permitisse um festival organizado por outro partido qualquer faria da excepção algo correto, seria igualmente mau, o que quero assentar é que o Partido organizador do evento é amigo do Governo.
Contradizendo-se, António Costa permite então ao PCP fazer a grande festa do Avante!, um festival como outro qualquer, com artistas a tocar, com pessoas a assistir, com feiras do livro, bancas com comida e bebidas, etc, mas não permite outros festivais. O argumento para se justificar é de que o Avante! é um evento político onde se reúnem muitos comunistas. Assim sendo o
Vodafone Paredes de Coura também deveria voltar a estar em cima da mesa, porque a quantidade de Bloquistas que lá vão é tão grande que pode ser considerado uma actividade política.
Ironias à parte, é altamente vergonhoso que António Costa tenha permitido ao PCP que levasse avante o Festival do Avante!. Mais vergonhoso é que o PCP diga que quer realizar o festival. Faço aqui a mesma pergunta que fiz na semana passada, que foi: Quem é o PCP para se julgar acima dos Portugueses? Independentemente de o Governo ter permitido - o que por si só já é muito mau - o PCP enquanto um dos Partidos fundadores da nossa democracia e com toda a história que tem, deveria ter, no mínimo, o senso comum para dizer que este ano não se realizaria Avante! e não colocar em causa todo o trabalho, o tão doloroso trabalho para tantos, até agora feito pelos profissionais de saúde que todos os dias lutam para manter Portugal. Exige-se ao PCP o sentido patriótico que tantas vezes diz ter para que não ceda à tentação de realizar o Avante!, não colocando o trabalho até agora feito em risco. Não tentem ter destaque e ganhos políticos numa altura em que o foco de todos deve ser o combate à pandemia. Não realizem o Avante! e honrem a história e o ideal patriótico que o PCP tantas vezes disse ter. Se querem mostrar o vosso patriotismo, então façam-no como todos nós o estamos a tentar fazer.
Creio que é esta a ideia que o PCP deve levar avante, mas se não for, então veremos o quão patriotas os militantes do PCP não são.
Esperem até 2021 para voltar a gritar Avante!, Camaradas.
12.05.2020
Comentários
Enviar um comentário